25º Pangaré – 5ª etapa – Pit Stop – 19.11.2011

Corrida 148 do Pangaré

 

Chegou o Natal

 

O Natal chegou mais cedo ao Pangaré este ano.

Mas fique tranqüilo que Papai Noel ainda não passou e deixou você sem presente. O que chegou mais cedo ao Pangaré esta temporada foi apenas o espírito natalino.

Os 80 Pangarés presentes às 8 baterias realizadas na Pit Stop produziram 2 penalizações, uma por ultrapassagem em bandeira amarela e a outra ocasionada por inexperiência, mais que por qualquer outra razão.

Saldo completamente diferente do presenciado nas últimas corridas.

E que esse espírito de paz que acalmou os ânimos continue prevalecendo na grande final do campeonato e na corrida dos campeões.

Porque a cada corrida, somente um vai ganhar, então vamos todos fazer como a grande maioria fez nesta última corrida: evitar confusões e tratar de se divertir.

 

Texto por Denis Nascimento

 

Grupo 1

 

A equipe Irmãos Rocha lidera com uma vantagem importante. Em segundo lugar vem Galo de Ouro e RW Racing em terceiro, mas nenhuma das duas tem lugar garantido no pódio. Se o campeonato acabasse hoje, quem levaria o Troféu Acelera Parceiro pra casa seria Renato Citrini (Citrini Racing). Acelera Roberto!

 

Resultado Bateria 1-A: bateria cancelada

 

Resultado Bateria 1-B: bateria cancelada

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Renato Citrini Citrini Racing Team 200
2 Miguel Castro Irmãos Rocha 196
3 Fábio Gonçalves Galo de Ouro  195
4 Erico Mosca Irmãos Rocha 183
5 Alexandre Pessutti Sorocaba Motors 176
6 Ricardo Torres RW Racing  170
6 Antonio Pla SCHNELL  170
8 Walter Torres RW Racing  160
9 Alexandre Lacava Horse Car  155
10 Cassio Campos Team CTR  150
11 Akira Fukamachi Galo de Ouro  149
12 Alberto Costoya Saudade  de Casa 148
12 Klaus Fickert  GeroFick  148
14 Tony Vitor Horse Car  146
15 Sergio Guaraldo Team CTR  140
16 Francesco Jr. Tristão Racing 138
17 Felipe Conrado  GeroFick  131
18 Ricardo Hanks Saudade  de Casa 128
18 Maurício de Lima Sorocaba Motors 128
20 Rodrigo Mange Fast Friends  119
21 Luiz Tristão Tristão Racing 118
22 Fábio Ferreira Des-kart-áveis  116
23 Fernando Jorge Fast Friends  89
24 Celso Ovalle SCHNELL  79
25 Roberto Citrini Citrini Racing Team 65
26 Giulliano Decicino Des-kart-áveis  61
Pos Equipe Ptos
1 Irmãos Rocha 379
2 Galo de Ouro 344
3 RW Racing 330
4 Sorocaba Motors 304
5 Horse Car 301
6 Team CTR 290
7 GeroFick 279
8 Saudade  de Casa 276
9 Citrini Racing Team 265
10 Tristão Racing 256
11 SCHNELL 249
12 Fast Friends 208
13 Des-kart-áveis 177

 

Grupo 2 Azul

 

A equipe ChubbChubbs chega à final na liderança do grupo, disposta a acabar de vez com a série de terceiros lugares consecutivos. Domani Scuderia e NF Racing vem em segundo e terceiro lugares, respectivamente, mas outras equipes têm chances de tomar essas posições na última corrida. Quem está provisoriamente levando o Troféu Acelera Parceiro é Eduardo Tenan (Sentopé ia). Acelera Lupercio!

 

Resultado Bateria 2 Azul-A:

Vencedor: Marcio Soranz (Domani)

2º colocado: Marcelo Yassuo (ChubbChubbs)

3º colocado: Thiago Prjevussky (QWERTY)

 

Resultado Bateria 2 Azul-B:

Vencedor: Luiz Pessuti (Domani)

2º colocado: Iuri Gomes (Doganos)

3º colocado: Lupercio Tenan (Sentopé ia)

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Marcio Soranz Domani Scuderia 273
2 Marcelo Yassuo ChubbChubbs  259
3 Eduardo Tenan Sentopé ia  240
4 Thiago Moura ChubbChubbs  222
5 Carlos Ferreira Doganos Racing  213
6 Marcelo Nunes NF Racing  210
7 Valdemar Junior Os Compadres 204
8 Luiz Nunes NF Racing  189
9 João Sanches Unipneus Racing 187
10 Iure Gomes Doganos Racing  182
10 Erich Lenzi Octane  182
12 Luis Pimentel KART ÁS   169
12 Carlos Mori NGBL RT  169
14 Vicente Akamine KART ÁS   167
15 Rafael Lee Unipneus Racing 161
16 Sérgio Vitor Sangue Nozóio 160
17 Luiz Pessutti  Domani Scuderia 156
18 Thiago Prjevussky QWERTY  153
18 Fabio Parra Sangue Nozóio 153
20 André Souza NGBL RT  149
21 Miro Teixeira Os Compadres 147
22 Lupércio Tenan Sentopé ia  143
23 Leonardo Prjevussky QWERTY  131
24 Humberto Focesi VWB Team  122
24 Matheus Focesi VWB Team  122
26 Christiano Moreno Octane  83
Pos Equipe Ptos
1 ChubbChubbs 481
2 Domani Scuderia 429
3 NF Racing 399
4 Doganos Racing 395
5 Sentopé ia 383
6 Os Compadres 351
7 Unipneus Racing 348
8 KART ÁS  336
9 NGBL RT 318
10 Sangue Nozóio 313
11 QWERTY 284
12 Octane 265
13 VWB Team 244

 

 

Grupo 2 Vermelho

 

A equipe Petta Racing vem na liderança do grupo, seguida pelas equipes Impossível? e Laranja Mecânica, empatadas em segundo lugar. Outras equipes têm menos chance de chegar ao pódio, mas tudo pode acontecer. O Troféu Acelera Parceiro por enquanto está nas mãos de Nelson Sarpi (Braço Duro Racing). Acelera Ícaro!

Resultado Bateria 2 Vermelho-A:

Vencedor: Nelson Sarpi (Braço duro)

2º colocado: Hugo Fukamachi (Fukateam)

3º colocado: Luiz Carlos Martins (Martins Kart)

 

Resultado Bateria 2 Vermelho-B:

Vencedor: Denis Nascimento (Impossível?)

2º colocado: Vitor Perra (Petta Racing)

3º colocado: Diogo Fukamachi (Fukateam)

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Fabio Gomes Impossível?  253
2 Nelson Sarpi Braço Duro Racing 252
3 Eduard Schardijn Laranja  Mecânica 249
3 Luiz Carlos Martins (*) Martins Kart 249
5 Vitor Petta Petta Racing  248
6 Fabio Petta Petta Racing  233
7 Hugo Fukamachi Fukateam  222
8 André Santos DB Racing  216
9 Alessandro Bernardo Osmar Xalenta  203
10 Vinicius Brumati Osmar Xalenta  202
11 Jens Holderer Laranja  Mecânica 190
12 Denis Nascimento Impossível?  186
13 João Ohanes (*) Pocotó  181
14 Danilo Camarinha Invictus Racing 172
15 Marcos Belli DB Racing  171
16 Carlos Edu Martins  Martins Kart 163
16 Jean Bedoyan Pocotó  163
18 Octavio Augusto Leite  152
19 Icaro Picolo Braço Duro Racing 150
20 Bruno Luchetti Invictus Racing 134
21 Rodrigo Rizzo RR Racing   104
22 Rodrigo Cachioni Leite  91
23 Diogo Fukamachi Fukateam  82
24 Marcelo Shiraishi REDSUNS   67
25 Rodrigo Godói RR Racing   56
25 Guilherme Marcondes REDSUNS   56
Pos Equipe Ptos
1 Petta Racing 481
2 Impossível? 439
2 Laranja  Mecânica 439
4 Martins Kart 412
5 Osmar Xalenta 405
6 Braço Duro Racing 402
7 DB Racing 387
8 Pocotó 344
9 Invictus Racing 306
10 Fukateam 304
11 Leite 243
12 RR Racing   160
13 REDSUNS   123

 

 

Grupo 3 Azul

 

A equipe The Fastest chega à final com uma boa vantagem sobre as vice-líderes empatadas Street Racers e Team CTR-II. Mas os descartes devem fazer com que The Fastest e Street Racers briguem pelo título, enquanto Team CTR-II tentará defender a terceira posição contra sua equipe co-irmã, Team CTR-III. O dono provisório do Troféu Acelera Parceiro é Andoni Campos (Team CTR-III). Acelera Cláudio!

Resultado Bateria 3 Azul-A:

Vencedor: Andoni Campos (Team CTR III)

2º colocado: Alisson Bahia (High Speed Racing)

3º colocado: Arthur Bastianon (Street RacersI)

 

Resultado Bateria 3 Azul-B:

Vencedor: Reinaldo Serdas (The Fastest)

2º colocado: Claudio Costa (Team CTR III)

3º colocado: Igor Velecico (Team CTR II)

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Arthur Bastianon Street Racers  321
2 Robson Maeda The Fastest   281
3 Reinaldo Serdas The Fastest   272
4 Alexandre Velecico Team CTR II  259
5 Andoni Campos Team CTR III  242
6 Igor Velecico Team CTR II  235
7 Alisson Bahia High Speed Racing 230
8 Claudio Costa Team CTR III  198
9 Henry Michel Full Throttle Racing 179
10 Mauricio Copiano (*) Scuderia Ferrado 175
11 Fernando Ferreira Street Racers  173
12 Emerson Ivo High Speed Racing 172
13 Thiago Rocha Full Throttle Racing 168
14 André Fonseca Fumec  148
15 David Destefani Tomba Litro Racing 143
16 Augusto Racanelli Zica Race  135
17 Bruno Alves Equip Vision  132
18 Leandro Guimarâes Fumec  122
19 Robson Tavares Zica Race  98
20 Fernando Calvejani  Irmãos Metralha 84
21 Rodrigo Ribeiro Tomba Litro Racing 69
22 Felippe Meirelles BTK  45
23 Danilo Ubaid BTK  37
24 Rodrigo Calvejani  Irmãos Metralha 29
Pos Equipe Ptos
1 The Fastest  553
2 Team CTR II 494
2 Street Racers 494
4 Team CTR III 440
5 High Speed Racing 402
6 Full Throttle Racing 347
7 Fumec 270
8 Zica Race 233
9 Tomba Litro Racing 212
10 Scuderia Ferrado 175
11 Equip Vision 132
12 Irmãos Metralha 113
13 BTK 82

 

Grupo 3 Vermelho

 

As primeiras posições deste grupo estão bastante definidas. A equipe Rox Racing lidera com folga sobre a segunda colocada [PLG] Racing, que por sua vez tem uma boa vantagem sobre a terceira colocada Q M S. Apenas a terceira posição pode ser alterada pelas equipes que vem logo atrás. O Troféu Acelera Parceiro seria do piloto Rafael Eid (Torgs Racing) se o campeonato tivesse acabado. Acelera Carlos!

Resultado Bateria 3 Vermelho-A:

Vencedor: Rafael Eid (Torgs Racing)

2º colocado: Adriano Vieira (Kart SLM 0)

3º colocado: Marcelo Roxa (Rox Racing)

 

Resultado Bateria 3 Vermelho-B:

Vencedor: Icarus Natal (Q M S)

2º colocado: José Carlos Martins (Fat Racing)

3º colocado: Umberto Bicalletti (Pé de Pano Racing)

 

 

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Marcelo Roxa Rox Racing  324
2 Diego Kops [PLG]Racing  280
3 Fernando Roxa Rox Racing  259
4 Marcos Tamashiro [PLG]Racing  235
5 Rafael Eid Torgs Racing  232
6 Ricardo Parente Q M S  231
7 Filipe Mori Kartastrofe  211
8 Luciano Carvalho Pé de Pano Race 209
9 Adriano Vieira KART-SLM 0 206
10 Icarus Natal Q M S  194
11 Anderson Paes KART-SLM 0 191
12 Guilherme Taroco Corrida Maluca 189
13 Vitor Ken Kartastrofe  184
14 Simone Tenan Corrida Maluca 171
15 Marcio Tsukamoto TPN Torce Por Nóis 165
16 Carlos Pulze Torgs Racing  157
17 Marco Gomes TPN Torce Por Nóis 151
18 Eduardo Zorzeto Fat Racing  135
19 José Carlos Martins Fat Racing  134
20 Camilo Souza Turtles  126
21 André Marinello Nitro Kart  106
22 Umberto Becalletti Pé de Pano Race 103
23 Alexandre Neves Nitro Kart  77
24 Fernando Guazzelli Carecas   58
25 Rafael Guazzelli Carecas   45
26 Marcos Martins Turtles  20
Pos Equipe Ptos
1 Rox Racing 583
2 [PLG]Racing 515
3 Q M S 425
4 KART-SLM 0 397
5 Kartastrofe 395
6 Torgs Racing 389
7 Corrida Maluca 360
8 TPN Torce Por Nóis 316
9 Pé de Pano Race 312
10 Fat Racing 269
11 Nitro Kart 183
12 Turtles 146
13 Carecas  103

 

Estatísticas e Curiosidades

 Em primeiro lugar, parabéns aos vencedores, já que para vencer não basta ter um Kart bom nas mãos; precisa ter piloto também.

Tanto um piloto pouco habilidoso quanto um Kart pouco competitivo reduz muito a chance de um bom resultado. E neste fim de semana o Pit Stop nos “brindou” com Karts que definitivamente não estavam em condições de igualdade.

E não adiantava tentar trocar, pois não havia Karts bons para todos. A seguir o tempo médio da melhor volta de cada Kart, bem como sua posição média de chegada. Eu só eliminei resultados totalmente fora da curva.

 Kart                             melhor volta (média)                 posição de chegada (média)

8                                         27,54                                                 1

11                                      27,73                                                 2

12                                      27,72                                                 4

1                                         28,18                                                 4

17                                      28,24                                                 5

9                                         28,44                                                 6

7                                         28,58                                                 6

10                                       28,73                                                5

5                                         28,78                                                 9

6                                         28,95                                                 6

2                                         28,96                                                 6

14                                      28,96                                                 7

13                                      29,34                                                 8

16                                      29,46                                                 7

 A tabela fala por si, mas uma diferença de quase dois segundos por volta, em um tempo médio de 30 segundos, está acima de qualquer tolerância.

Como curiosidade: os Karts 13, 14 e 16 levaram ao menos uma volta em todas as corridas das quais participaram. Você gostaria de entrar numa corrida com um Kart assim?

 

Quem somos

 

A entrevista do mês mostra a maior dupla do Pangaré. André Souza com 2,15 m e Carlos Mori com quase 2,00 m  Vamos conhecer um pouco mais da equipe NGBL, dos pilotos André Souza e Carlos Mori.

 

 

 

A- Kart

 

1- há quanto tempo vocês andam de Kart?

André: Comecei em 2003 com o pessoal da faculdade. O Zorza (meu primeiro parceiro) organizava um campeonatinho.

Carlos: Muito esporadicamente há 4 anos. Com mais frequência nestes últimos 10 meses devido ao campeonato.

 

2- há quanto tempo vocês estão no Pangaré?

André: Pangaré são 3 anos. Acho.

Carlos: Entrei neste ano de 2011, estou finalizando a segunda temporada.

 

3- de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?

André: O NGBL RT significa Num Guenta Bebe Leite.

Carlos: Segundo o André, um dos fundadores: Não Guenta Bebe Leite.

           

4- como vocês se tornaram Pangarés?

André: O campeonato que o Zorza organizava acabou por causa da agressividade na pista, ele descobriu o Pangaré com um pessoal da GM (acho que o Giulliano).

Carlos: Na realidade estou substituindo um dos fundadores da equipe, o Eduardo Zorzeto Jr, que esteve machucado nestes últimos tempos.

 

5- qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?

André: Ganhar o grupo 3 no ano passado e acho que duas vitórias no grupo 2, num passado distante.

Carlos: Considero dois: 2º lugar no Speed Hunters largando de 12º, e um 5º lugar na Granja largando de 18º; ambos na temporada passada.

 

6- quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?

André: No começo era brigar pelo titulo, como deve ser a de todo mundo. Depois desse último Pit Stop, num ser rebaixado.

Carlos: Diante das atuais circunstâncias, não sermos rebaixados, e tentar melhores resultados em 2012 para tentar subir para o grupo 1.

           

7- existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?

André: Não. Eu tô andando a mais tempo, mas o Carlos tem melhorado bastante. Inclusive ele tá com mais pontos que eu esse semestre.

Carlos: Sim. Eu sou o segundo.

 

8- o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos?

André: A idéia de que a motivação principal é a diversão antes da competição.

Carlos: Desconheço outros campeonatos para estabelecer uma comparação.

 

 

B- Pessoal

 

1- como vocês se conheceram?

André: A gente trabalha junto a 4 anos na NMHG.

Carlos: Conheço o André da empresa onde trabalhamos. Ele me fez o convite para a substituição que comentei.

 

2- onde vocês moram (cidade / bairro)?

André: Moro em Interlagos, São Paulo.

Carlos: Ipiranga-SP

 

3- em que empresa vocês trabalham?

André: Na NMHG. Fabrica das empilhadeiras Hyster e Yale (ninguém nunca conhece, mas num custa nada fazer o marketing).

Carlos: NMHG BRASIL LTDA.

 

4- qual sua formação acadêmica?

André: Engenheiro Mecanico.

Carlos: Administrador.

 

5- se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?

André: Piloto de Carrinho de Rolimã.

Carlos: Esportivamente infeliz.

 

6- as suas famílias vêm torcer?

André: Nunca vieram. Acho que nunca ter chamado contribui pro fato....hehe

Carlos: Minha esposa foi na primeira, na primeira, na primeira... e só na primeira... Mentira! Foi na última da temporada passada também quando ganhamos o 1º lugar na nossa categoria, e recebemos o troféu.

 

7- algum comentário adicional?

André: Volta Aldeia, volta ABC e volta o Speed Hunters pro traçado antigo. Acho que é isso.

Carlos: Achei a mecânica do campeonato muito legal, e estimulante. Porém, se me permite, tenho algumas sugestões:

  1. Pagamento de punição deveria acontecer na pista com 10 segundos de “stop and go” pago na hora, ou desconto de 10 segundos se a ocorrência for na última volta, além das punições existentes. A última prova do Speed Hunters deste semestre parecia uma arena de carrinho de bate-bate. De terceiro fui para último após ser lançado debaixo dos pneus. Creio que uma punição mais dura na pista, e a agonia de esperar 10 segundos parado, pode inibir agressividade na pista. A final de contas é tudo uma brincadeira.
  2. Pit Stop Kart - nunca mais! A menos que melhorem os Karts.
  3. Volta Aldeia da Serra - Pista é muito legal!

  

 

Veja textos anteriores

Confira a classificação do campeonato 

Calendário do vigésimo - quinto campeonato Pangaré

Data Local Inicio Grupos / Horários
1 2 2 3 3
30/07/2011 Sab Granja Viana 15:00 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00
20/08/2011 Sab Speed Hunters 14:30 14:30 / 15:30 15:00 / 16:30 16:00 / 17:30 17:00 / 18:30 18:00 / 19:00
03/09/2011 Sab Granja 15:00 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00
15/10/2011 Sab Speed Hunters 14:30 14:30 / 15:30 15:00 / 16:30 16:00 / 17:30 17:00 / 18:30 18:00 / 19:00
19/11/2011 Sab PitStop 15:00 (**) 15:00 16:00 15:30 16:30 17:00 18:00 17:30 18:30
04/12/2011 Dom Granja Viana 16:00 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00
10/12/2011 Sab Granja Viana 20:30 15º GP dos Campeões